A Zona Sul e os esportes náuticos: uma combinação inseparável!

Quando falamos em Zona Sul de Porto Alegre, algumas associações são quase que automáticas. A qualidade de vida, o contato com a natureza e as paisagens deslumbrantes são algumas dessas. Mas talvez as mais emblemáticas sejam aquelas que envolvam nosso belo e generoso Rio Guaíba.

 

 

E é nele que os esportes aquáticos vêm cada vez mais tomando espaço. Seja a motor, a vela ou a remo, as opções são muitas! E quem quer viver momentos assim, certamente buscará espaços em bairros da Zona Sul.
Nas praias públicas, como em Ipanema, Belém Novo e Lami, existem locais próprios para quem quer colocar seu jet-ski ou barco de pequeno porte na água. Também nesses locais, a prática de esportes como kitesurf, windsurf, caiaque ou stand up paddle é comum, mesmo fora do verão. São locais populares e de muito movimento nos finais de semana.

 

Nos clubes privados da orla, como Iate Clube Guaíba, Veleiros do Sul, Sava Clube e Clube dos Jangadeiros, encontram-se diversos cursos voltados ao ensino das práticas de esportes náuticos. E, ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ser sócio de qualquer um deles para fazer seus cursos! Motonáutica, vela e remo são esportes acessíveis de serem cursados e aprendidos em suas instalações, que oferecem desde as salas de aula e material didático até os barcos para o aprendizado seguro e divertido, sempre acompanhado de instrutores experientes e muita segurança.
E o melhor: desde crianças de sete anos até idosos para bem mais de seus 80 anos podem praticar. É para a família toda mesmo!

 

 

Esses clubes também oferecem muita infraestrutura para quem quer ter barcos de maior porte, veleiros ou lanchas, possibilitando guarda e manutenção adequadas, dentro ou fora da água. Nos últimos tempos, o kitesurf e o stand up paddle vem conquistando uma legião de novos adeptos. O primeiro oferece muita adrenalina para ser praticado nos dias de ventos fortes; e o segundo é justamente o contrário, convidando a prática nos dias de águas tranquilas e muito sol, oferecendo momentos de reflexão e relaxamento.

 

Outra prática muito bacana, e uma novidade por aqui, é a canoa havaiana, que é realizada em grupo e pode ser encontrada no SAVA CLUBE, na Vila Assunção. Ideal para quem quer fazer um esporte náutico coletivo, sem deixar o exercício físico e a diversão de lado
Independente da prática escolhida, uma coisa é certa: ver a cidade a partir do nosso Guaíba é ter uma visão diferente da habitual. Tudo parece ganhar uma nova proporção. Sem falar no bem estar proporcionado!
Então, se você quer viver junto a isso tudo, vem logo morar na Zona Sul e tenha esse contato nos 365 dias do ano!