Museu Iberê Camargo, um Marco da Arquitetura Contemporânea na Zona Sul!

Desde a sua inauguração em maio de 2008 o Museu Iberê Camargo vem se tornando cada vez mais um marco na Zona Sul de Porto Alegre, a presença desta obra imponente trouxe ao local uma nova perspectiva, onde antes era um cantinho esquecido na orla do Guaíba hoje revitalizado se tornou um ponto de encontro.

 

iberê camargo poa

 

O que muitos porto-alegrenses não sabem é que a obra do Museu Iberê Camargo é reconhecida internacionalmente e tida como referência de projeto arquitetônico contemporâneo. Projeto de Álvaro Siza, arquiteto português que está entre os cinco mais renomados do mundo, em 2014 ganhou o prêmio norte-americano Mies Crown Hall para as Américas sendo considerado, junto com o projeto comercial 1111 Lincoln Road construído em Miami, a obra contemporânea mais importante no período de 2000 a 2013. A competição tem como objetivo prestigiar e destacar construções que alteram positivamente a condição humana, melhorando a qualidade do entorno. E foi exatamente isso que aconteceu nesse “cantinho” da nossa amada Zona Sul!

 

Outro ponto importante a ser destacado é o início de um pensamento de rota turística em Porto Alegre, trazendo um turismo cultural valorizando a arte, cultura e arquitetura através de obras de nomes importantes, essa ideia se fortalece com a revitalização da orla do Gasômetro assinada por Jaime Lerner, um dos mais importantes urbanistas do mundo premiado internacionalmente.

 

 

 

 

No âmbito artístico a fundação Iberê Camargo desenvolve um papel importantíssimo para a cultura do RS e do Brasil, o simples fato de em um país como o nosso o qual mal aprendemos na escola os nomes da nossa cultura, ter um nome tão perpetuado e conhecido já é um grande feito! O museu abriga hoje mais de cinco mil obras, entre pinturas, gravuras, guaches, desenhos e estudos de Iberê Camargo. Além disso recebe exposições de fora do estado e possui programas educativos que desenvolvem materiais e atividades para professores e alunos, assim como pessoas com necessidades especiais.

 

 

Por fim não podemos esquecer da beleza do nosso Rio Guaíba e do pôr do sol sem igual que dá um colorido todo especial ao local, atraindo tantas pessoas diariamente a ocupar esse espaço da cidade. Seja para um programa cultural ou de lazer, encontrar os amigos, tomar um chimarrão ou andar de bicicleta, a “prainha do Iberê” como é chamada carinhosamente pelos frequentadores faz parte dos roteiros de finais de semana de muita gente! Se você ainda não conhece ou frequenta esse lugar, te convidamos a vir se apaixonar pela Zona Sul!